Seropédica


A história de Seropédica está ligada diretamente à produção de seda. A região, na época chamada de Segundo Distrito, era conhecida por produzir a melhor do mundo. O próprio nome da cidade mostra essa ligação. Ele é originário da fazenda Seropédica do Bananal de Itaguaí, de propriedade de Luiz Resende, que por volta de 1875, chegou a produzir cerca de 50 mil casulos de bichos da seda por dia.
O nome Seropédica surgiu da formação das palavras: sericeo ou serico, de origem latina, que significa seda, e pais ou paidós, de origem grega, que significa tratar ou consertar. Um local, portanto, onde trata ou se fabrica seda.
Dotada de terras férteis, a região desfrutou no século XIX, até 1880, de fortes atividades rurais e comerciais, exportando em grande escala cereais, café, farinha, açúcar e aguardente. Com a abolição da escravatura, houve considerável êxodo dos antigos escravos, ocasionando terrível crise econômica. Esse fato, aliado à falta de transporte e à insalubridade da região, fez com as grandes plantações desaparecessem.
Esse período difícil para a região foi superado com a passagem da antiga rodovia Rio-São Paulo pelo território do antigo distrito de Serópedica, a instalação da indústria têxtil no antigo distrito de Paracambi e com as obras de saneamento da Baixada Fluminense, empreendida por Nilo Peçanha, que permitiram o aproveitamento de grandes áreas e possibilitaram ao município readiquirir sua antiga posição de prestígio. Em 1938, começaram, em Seropédica, as obras do Centro Nacional de Estudos e Pesquisas Agronômicas, onde hoje funciona a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, que teve seu campus transferido para as margens da antiga rodovia Rio-São Paulo em 1948, hoje BR-465, iniciando, assim, o desenvolvimento urbano de Seropédica.
Em 1995, face a edição da Lei n.º 2.446 de 12 de outubro, Seropédica tornou-se município independente de Itaguaí, e foi instalado em 01 de janeiro de 1997. Com a emancipação, Seropédica teve sua economia movimentada e ganhou grandes obras de infraestrutura.