sábado, 1 de outubro de 2011

História, Memórias e Curiosidades ( Expo Seropédica )

Estamos caminhando rumo a mais uma edição da Expo Seropédica. É preciso esclarecer as questões referentes à data de celebração do evento, pois é comum que surjam algumas dúvidas a respeito.  No dia 12 de outubro comemora-se o aniversário da cidade, pois foi em 12 de outubro de 1995 que o projeto de Lei n° 2.446, que emancipava o então 2° Distrito de Itaguaí, foi aprovado.  A partir daí, Seropédica tornava-se município independente. Todavia, 12 de outubro também é uma data de relevo nacional, pois é o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, além de ser a data em que se comemora o dia das crianças. Vale lembrar: a padroeira de Seropédica não é Nossa Senhora Aparecida, mas Santa Terezinha, cujo dia (1° de outubro) é feriado municipal.
A Expo, portanto, é um evento de profunda significação para a cidade e o povo de Seropédica. Trata-se de um patrimônio histórico imaterial, fundamental para a constituição da memória local. E o patrimônio histórico de um lugar não só pertence, como deve ser usufruído por todos. Por essa razão, a Secretaria de Cultura e Turismo decide homenagear o evento e sua importância para o município, relembrando algumas das atrações apresentadas pelas edições anteriores da Expo, bem como algumas fotografias para recordar e ajudar a contar a história desse patrimônio histórico municipal.
Alguns dos artistas que já passaram pelos palcos da Expo Seropédica:
 
Rick e Renner




Gustavo Lins



Paralamas do Sucesso

Paralamas do Sucesso (João Fera, seropedicense)

Chitãozinho e Xororó

Zeca Pagodinho





Esta foi apenas uma das curiosidades que, a partir de hoje, disponibilizaremos a vocês para que conheçam um pouco mais sobre a história deste Município.


Fonte: Secretária de Cultura de Seropédica